09/09/2025 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Nesta segunda-feira (08/09), teve início em Alagoinha do Piauí o atendimento do Caminhão da Mamografia, uma ação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Já no primeiro dia, foram realizadas 60 mamografias, garantindo acesso ao exame e cuidado com a saúde das mulheres do município.

Os atendimentos seguem até quarta-feira, 10, com agendamento prévio por meio das unidades de atenção básica.
A abertura oficial dos serviços contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Otacílio (PSD) e da primeira-dama e secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, que dialogaram com as mulheres presentes sobre a importância da prevenção e do rastreamento regular do câncer de mama por meio da mamografia.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o município e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), que leva exames de mamografia gratuitos a mulheres de 40 a 69 anos em diversas regiões do interior. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e, com isso, aumentar as chances de cura.
Para ter acesso ao serviço, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima para encaminhamento e agendamento. Os resultados são encaminhados às Secretarias Municipais de Saúde, que darão seguimento aos casos que necessitarem de acompanhamento médico.
Câncer de mama: dados que alertam
No Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2023-2025 é de 73.610 novos casos de câncer de mama, o que representa uma taxa de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres. Embora a doença atinja principalmente mulheres acima dos 50 anos, observa-se um aumento de casos em mulheres mais jovens, o que reforça a importância da vigilância e do rastreamento regular.
Web Piauí