03/10/2025 - Redação
(Foto: João Paulo Leal)
(Foto: João Paulo Leal)
Da Redação
A Câmara Municipal de Sussuapara aprovou, em duas sessões consecutivas realizadas na noite de ontem (02), o Projeto de Lei nº 019/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) do município para o quadriênio 2026-2029. O documento, considerado o principal instrumento de planejamento da administração pública, define as diretrizes, programas, objetivos e ações que irão nortear os investimentos e políticas públicas do Executivo Sussuaparense ao longo dos próximos quatro anos.
De acordo com a justificativa apresentada pelo Executivo, a formulação do PPA foi construída a partir de um diagnóstico da situação socioeconômica e financeira do município, levando em consideração o programa de governo da atual gestão (2025-2028) e a experiência acumulada com planos anteriores. O texto segue as normas legais vigentes e foi elaborado em consonância com os padrões adotados pelos governos federal e estadual, o que garante maior integração com as políticas de outros entes da federação.
Um dos diferenciais do PPA 2026-2029 foi o processo de participação popular. A proposta contou com a colaboração direta de todos os órgãos da administração direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo, além da sociedade civil, que pôde apresentar sugestões durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Por meio de consulta pública com questionário disponibilizado aos cidadãos, a comunidade teve a oportunidade de indicar prioridades para o desenvolvimento das comunidades locais.
Segundo a mensagem encaminhada pelo prefeito Naerton Moura, esse processo coletivo resultou na definição da visão, missão, valores e diretrizes que orientam o plano. O documento também estabelece metas físicas e financeiras a serem detalhadas, ano a ano, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA), assegurando transparência e previsibilidade na execução das ações governamentais.
%2010_03_36_5306ea16.jpg)
As sessões da noite de ontem foram dirigidas pelo presiente da Casa, vereador Francisco Everton Campos Veloso, o Velosinho, contando também com a presença dos vereadores Dedé Cipaúba, José Omar, Antônio Ramiro, Eduardo Café, Vagner Rocha e Edilberto Leal.