25/10/2025 - Jesika Mayara
(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 passará a utilizar o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio. O processo seletivo para universidades públicas permitirá, portanto, utilizar a melhor nota entre as edições de 2023, 2024 e 2025.
Anteriormente, o Sisu utilizava apenas o resultado mais recente do Enem. Com a novidade, o sistema fará uma busca automática pela maior pontuação do candidato, sem a necessidade de escolha manual.
Segundo o MEC, a medida tem como objetivo tornar o processo mais justo e acessível e ampliar a oportunidade de ingresso no ensino superior, além de reduzir a pressão sobre os estudantes que não obtiveram boa pontuação em um único ano.
O Enem 2025 ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro, enquanto as inscrições para o Sisu 2026 estão previstas para 20 a 24 de janeiro, logo após a divulgação das notas do Enem, no dia 16 de janeiro. O edital com as regras sobre critérios de desempate, cotas e matrículas será divulgado nos próximos meses.
Consulta ao local de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quinta-feira (23), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O documento informa o local de prova, número de inscrição e o horário de aplicação das provas.
Os participantes podem acessar o cartão por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep. No documento também constam informações sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, quando solicitado pelo inscrito.
Portal O Dia