26/07/2018 - Jesika Mayara
Com 76 mil habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade de Picos atualmente possui uma frota estimada em 55.083 veículos, composta por mais de 27 mil motocicletas.
O número surpreendeu as autoridades de trânsito do município, uma vez que a transitar nas ruas centras da cidade fica cada vez mais demorado.
“O que podemos fazer e realizar as mudanças de vias de algumas ruas. Esperávamos atingir essa quantia lá pelo ano de 2025. O mais preocupante é que essa é a frota de Picos e sabemos que todos os dias veículos de outros municípios transitam aqui”, explanou o secretário de Trânsito e mobilidade urbana do município, Edilberto Cirilo.
No tocante as motocicletas, elas também lideram outros rankings como os de roubos e furtos e o de multas.
As principais infrações registradas por motociclistas são falta do uso de capacete por condutor ou passageiro, estacionamento proibido e falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ainda de acordo com o secretário, por mês são expedidas uma média de 300 multas. “Este mês, por exemplo, até hoje, 26 de julho, já foram 381 notificações”.
Municipalização do trânsito
Após convênio firmado com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana poderá administrar todas as ações ligadas ao trânsito, como planejamento, operação e fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.