20/08/2018 - Jesika Mayara
Estão previstas para acontecer nessa semana, trezentas audiências preliminares, de instrução e julgamentos no Fórum Central de Teresina, onde serão julgados casos de violência contra a mulher. A ação começa nesta segunda-feira (20) em Tribunais de Justiça de todos os estados e do Distrito Federal como esforço concentrado durante o mutirão da 11ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente, tramitam mais de um milhão de processos relativos à violência doméstica na Justiça brasileira.
Justamente para tentar acelerar a conclusão desses casos, a campanha ocorre três vezes por ano: em março, em homenagem ao Dia da Mulher; em agosto, para marcar a promulgação da Lei Maria da Penha, e em novembro, durante a semana internacional de combate à violência de gênero, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os tribunais também organizam, ao longo da campanha, debates e exposições com delegados especializados, promotores e outros profissionais que atuam nas investigações desse tipo de violência.
Com informações da Agência Brasil