21/08/2018 - Jesika Mayara
A Universidade Estadual do Piauí lançou na manhã desta terça (21) o resultado do segundo vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi). Nesta edição, foram ofertadas 3 mil vagas para o curso de bacharelado em administração em mais 60 polos. No total, 120 municípios são beneficiados com educação superior no Piauí, através do programa.
A solenidade contou com a presença dos representantes da administração superior da Uespi, do Núcleo de Educação à Distância (Nead),da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e da Coordenaria de Educação por meio de Mediação Tecnológica. Na solenidade, o reitor Nouga Cardoso destacou que o programa tem possibilitado a educação superior chegar a muitas regiões.
"Esse programa é uma missão que a UespiI abraça. Não vamos medir esforços para levar o nosso ensino e expertise para diversos municípios piauienses ", afirmou. Logo após, fez a leitura do nome dos dez primeiros aprovados.
O coordenador de mediação tecnológica do estado, Mario Angêlo de Meneses, ressaltou que a proposta de universalizar o ensino superior público no estado com a Uapi vem sendo exemplo nacional. Segundo ele, está sendo viabilizado ainda para este ano a oferta em mais 63 municípios.
"Nós estamos construindo uma história no nosso estado, levando educação a tantos lugares", afirmou o diretor geral do Nead, Franklin Oliveira. O diretor pontuou que o trabalho com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a UAPI tem sido uma tarefa de muito esforço de toda equipe. De acordo com ele, o foco é aperfeiçoar a modalidade para contemplar muitos estudantes que residem longe dos grandes centros de ensino.
O certame realizado dia 22 de julho recebeu 8.853 inscritos. Nesse segundo vestibular, 2.574 candidatos foram aprovados na primeira chamada e 613 candidatos ficaram classificados. Segundo o diretor geral, será feito um levantamento geográfico e pedagógico para fazer o reaproveitamento de vagas remanescentes. Se após o processo ainda houve vagas disponíveis a comissão estudará a viabilização de um edital para portador de cursos superior. "A ideia é aproveitar todas as vagas que não foram preenchidas", finaliza.
Os aprovados no vestibular devem realizar a matrícula institucional de 27 a 31 de agosto nos 60 polos. As aulas estão previstas para iniciarem dia 15 de outubro.
O programa
A Uapi funciona através de uma parceria da Uespi, com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e Coordenadoria do Programa de Educação por Mediação Tecnológica (Copemtec). Toda sua estrutura pedagógica é montada no Nead/Uespi para chegar aos municípios onde o curso de Administração é ofertado.
Fonte: G1