28/08/2018 - Jesika Mayara
O piauiense Luís Carlos Cardoso subiu ao pódio duas vezes no Mundial de paracanoagem, que aconteceu em Montemor-o- Velho, em Portugal. O atleta conseguiu o bronze, na ultima quinta-feira (23), na categoria KL1 (caiaque) e no sábado (25) voltou a subir no pódio conquistando a prata na categoria VL2 (canoa). Com os resultados, Luís chegou a nona medalha em mundiais em sua carreira.
“Saldo muito positivo a canoagem brasileira volta para casa com medalhas e duas delas do Luís Carlos, que como era de se esperar se destacou na competição”, afirmou o técnico da seleção Thiago Pupo.
A canoa é sua especialidade e Luís Carlos comandou a prova praticamente toda, mas no final foi ultrapassado pelo também brasileiro Igor Alex (54s316). Luís ficou com a prata e chegou menos de um segundo após o companheiro (54s911) e quem completou o pódio foi o italiano Marius.
Luís Carlos é natural de Picos, e atualmente é uma das referencias do país na paracanoagem. Ele esteve nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – 16, não subiu ao pódio, mas terminou a prova do caiaque na quarta colocação.
O piauiense era bailarino e acompanhava o cantor Frank Aguiar até alguns anos atrás. Em 2009, ele ficou paraplégico após ser picado por um parasita transmissor da esquistossomose. O piauiense tem uma história marcada por superação e segue agora com o objetivo de mais uma vez representar o Brasil, agora nas olímpiadas de Tóquio – 20.
Por: Pâmella Maranhão – Jornal O Dia