11/09/2018 - Jesika Mayara
Seguindo sua política de qualidade, desde o mês de julho, a Faculdade R.Sá passa a contar com produção de Energia Solar que assim como a energia eólica, é uma das formas mais limpas de produção de energia e que está em ascensão no país. A energia é captada por meio de placas solares e transformada em energia elétrica. O projeto implantado na faculdade é considerado um dos maiores da região. Além da economia direta na conta de energia, esse investimento estará contribuindo com o meio ambiente com a sua sustentabilidade.
O Engenheiro Eletricista da empresa Estação Solar, Carlos Felipe Carvalho, que é o responsável pela execução do projeto explica que toda a estrutura que está sendo utilizado na instituição é um sistema fotovoltaico, ou seja, a luz solar é absorvida nas células solares. “A estrutura utilizada para cá foi um sistema fotovoltaico que vai de mil placas e que vai gerar energia suficiente para o consumo da faculdade durante o mês todo. Vai trazer autonomia de energia para cá com economia direta na sua conta de energia”, afirma.
De acordo com o engenheiro, o prazo de montagem é de quarenta e cinco a sessenta dias e ao final desse prazo a Eletrobrás recebe a obra e interliga em seu sistema. Na Faculdade R.Sá, são mil placas ao todo espalhadas nos três blocos. Nos blocos de sala de aula, no bloco administrativo e no centro de convivência. “Esse investimento ele é revertido completamente em economia direta da energia. A faculdade hoje tem um consumo de cerca de vinte e cinco mil quilowatts hora que equivale a uns vinte e cinco mil reais, com essa nova fonte de energia ela vai passar a pagar cerca de mil a três mil reais”, destacou.
O Procurador Institucional da Faculdade R.Sá, Auderi Martins, destacou a importância de um projeto grandioso como esse para a instituição. “Antes das instalações desses módulos fotovoltaicos nós tínhamos um gasto de aproximadamente vinte cinco mil reais por mês de energia e um consumo ascendente e acerca de três anos, nós buscando dar um atendimento melhor ao estudante, a gente instituiu uma política de qualidade. Nós somos certificados pelo ISO 9001 e para que você mantenha essa certificação é necessário, dentro dos requisitos, a preocupação com a questão ambiental. Então uma das formas que a gente viu de estar minorando esses impactos, foi através da utilização da energia limpa, então nós passamos a pesquisar e decidimos implantar essas placas solares aqui na instituição”, destacou.
Fonte: Faculdade R. Sá