15/10/2018 - Jesika Mayara
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai começar na próxima terça-feira (16) a realização das audiências públicas de preparação das urnas eletrônicas para o 2º turno das Eleições de 2018. O Tribunal está reforçando a convocação da população para acompanhar as audiências, como uma medida para combater as fake news que contestam a segurança e confiabilidade das urnas.
O TRE-PI diz que “a publicidade do processo é importante para combater as crescentes notícias falsas que têm circulado pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens durante este período eleitoral”.
A medida visa, portanto, dar maior transparência ao processo eleitoral, oferecendo uma forma de as pessoas conhecerem e acompanharem o quão seguras são as urnas eletrônicas, bem como todos os métodos e tecnologias utilizados por elas.
As audiências devem ser realizadas no período de 16 a 24 de outubro, segundo calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral e são abertas aos representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Partidos Políticos, Coligações, assim como aos cidadãos e a imprensa em geral.
Durante as sessões, serão geradas as mídias que a serem inseridas nas urnas com os dados dos candidatos, além da carga e lacre das milhares de urnas eletrônicas que serão utilizadas nas seções eleitorais do Piauí.
Também pensando no combate às fake news, o TSE criou uma página de esclarecimentos sobre informações falsas veiculadas nas Eleições 2018. Através do endereço eletrônico Esclarecimentos sobre informações falsas, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros.
Clique aqui e confira as datas das Audiências Públicas das 82 Zonas Eleitorais do Piauí.
Cidade Verde comn informações do TRE