05/12/2018 - Redação
Durante a chuva desta terça-feira, 04, o Corpo de Bombeiros de Picos realizou inúmeros resgates na zona leste da cidade.
De acordo com o comandante da corporação, tenente Hamylton Lemos, cerca de seis ocorrências de resgate foram realizadas.
“Em duas ocorrências resgatamos uma criança e uma idosa. Também resgatamos animais, pessoas presas no interior dos veículos que se encontravam alagados. E retiramos crianças do interior de uma escola no bairro DNER”, disse o tenente.
A chuva foi a maior registrada nos últimos 15 anos e durou mais de dez horas, deixando inúmeros pontos de alagamento.
Ainda de acordo com o comandante, em situações de alagamento é preciso procurar abrigo e evitar contato com a lama devido problemas com doenças e animais peçonhentos.
Ao iniciar uma tempestade a recomendação é que você evite sair de casa, desde que a casa não esteja em local de risco. Evite também viajar durante chuva forte e nunca dirigir em estradas alagadas.
O objetivo é evitar o risco de contágio de doenças infectocontagiosas transmitidas pelo contato com a água de áreas com alagamentos, enchentes e transbordamento de esgotos e rios, normalmente com presença de diversos vírus e bactérias nocivos à saúde.
Em situações de emergência, alagamento ou desmoronamento, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.