06/12/2018 - Jesika Mayara
A Assembleia Legislativa aprovou na manhã de hoje (5) projeto de lei de autoria do deputado Fernando Monteiro (PRTB) instituindo a carteira de identificação do Autista (CIA) no âmbito do Estado do Piauí. Com base em lei federal ele alegou que o Autista é legalmente considerado pessoa com deficiência, com direito a assistência social.
De acordo com o projeto, a carteira de identificação do Autista, que será gratuita, conterá as seguintes informações: foto, nome completo, número de registro cadastral, registro geral/órgão expedidos/UF, devendo ser fornecidas outras informações na regulamentação da referida lei.
Ao usar a tribuna, Fernando Monteiro prestou outras informações a respeito de seu projeto, como a de que a carteira será expedida pela Secretaria de Assistência Social (SASC), devidamente numerada, para permitir a contagem do número de portadores de Autismo em todo o Estado.
O deputado falou sobre o papel dos pais e mães dos Autistas, que se dedicam de corpo e alma aos portadores da deficiência. Havia um grupo de pessoas ligadas à causa em plenário, as quais aplaudiram o orador. Fernando Monteiro disse que tem um sobrinho com dois filhos Autistas e sabe muito bem o papel dos familiares nessa questão.
Fonte: Ascom Alepi