12/04/2019 - Redação
A Secretaria de Saúde de Picos pede o apoio da população para que vá ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência para se vacinar contra gripe. Neste ano, a ação vai ocorrer simultaneamente em todo o País entre os dias 10 de abril e 31 de maio.
A enfermeira da sala de vacinação do Pronto Atendimento Infantil Municipal- Paim, Andressa Santana fala da importância da vacinação contra a gripe. “A vacina é muito importante porque ela vai lhe prevenir dos piores tipos de vírus da gripe. Todo ano o ministério da saúde seleciona os principais tipos de vírus que infecta a população, então a vacina desse ano vai imunizar três tipos de gripe. Queria fazer um apelo para as pessoas virem se vacinar”, disse a enfermeira.
De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.
Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e evitar a formação de grandes filas, o Ministério da Saúde (MS) estruturou um cronograma de vacinação com a definição de períodos para cada grupo prioritário. O “Dia D” da campanha, no qual podem ser vacinados os componentes de todos os grupos, será no dia 4 de maio em todo o País.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 6 messes a 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Cronograma de Vacinação
10/04/19 à 12/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos, 11meses e 29 dias), gestantes e puérperas.
15/04/19 à 19/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas.
15/04/19 à 31/05/19: todos os grupos prioritários ( profissionais de saúde , crianças de 6 meses à menores de 6 anos , gestantes , puérperas, idosos portadores de doenças crônicas comorbidade associada e professores.
Observações:
Os professores somente serão vacinados mediante apresentação de contrachegue;
As puérperas somente serão vacinadas mediante apresentação de cartão de gestante ou certidão de nascimento da criança;
O grupos comorbidades somente serão vacinados mediante a prescrição médica.
SALAS DE VACINAS – ZONA URBANA
Paim
Belinha nunes
Antenor Neiva
Passagem das pedras
Ipueiras
Junco
Belo norte
Morada do sol
Cecilia neri
Aerolandia
Lagoa comprida
Canto da varzea
CCOM