05/06/2019 - Redação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu os representantes da Embrapa Meio Norte, nesta quarta-feira (05), com o objetivo de tratar sobre políticas públicas direcionadas ao comércio leiteiro no estado do Piaui. O superintendente Landerson Carvalho debateu estratégias de investimentos em pequenos empreendedores do setor, despertando o crescimento da economia local.
Uma das iniciativas em andamento é a viabilização do Selo de Inspeção Municipal (SIM). O certificado tem o objetivo de garantir ao produtor o direito de comercializar dentro do município e, dessa forma, sair da clandestinidade.
De acordo com Landerson Carvalho, a agricultura familiar deve ser estimulada, juntamente com políticas de fomento à produção do leite. “Com o apoio da Embrapa e outras instituições do Piauí, podemos instigar os pequenos empreendedores a alavancar a cadeia do leite. Compartilhamos experiências positivas de pessoas que começaram com pouco e, por meio de incentivos, tiveram um crescimento na produção”, declara o superintendente.
Segundo Anísio Lima, da Embrapa Meio Norte, com a implantação do Selo SIM, outras vantagens serão garantidas, oferecendo credibilidade ao consumidor e alcance de novos mercados. “A ideia é criar um vínculo positivo com os pequenos empreendedores, mostrar que é possível crescer os negócios e mudar a realidade de cidades piauienses”, afirma Anísio Lima.
A reunião contou também com a participação da Danielle Azevedo e Francisco Monte, da Embrapa, e Hermano Carneiro, da Superintendência do Desenvolvimento Econômico.
Fonte: Ascom