04/07/2019 - Redação
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) instalou uma subsede em Picos, com o objetivo de ficar mais próximo da população do centro-sul do estado.
A subsede fica localizada no Piauí Shopping Center e começou a funcionar na segunda quinzena de junho, porém, uma equipe de auditores já realizava atendimentos em uma sala do local, onde realizava trabalho interno.
A descentralização dos serviços tem o objetivo de realizar uma fiscalização mais efetiva em todo o estado, além de Picos, Parnaíba também recebeu uma unidade regional. A cidade de Bom Jesus também deverá ser contemplada.
A subsede funciona de 08h00 às 14h00 e presta atendimento a 37 municípios, que correspondem a uma população de aproximadamente 350 mil pessoas.
“Essa é uma abrangência bastante grande e trabalhamos inicialmente a nível de consultas à população, porém aguardamos uma resolução do Tribunal para que possamos recepcionar denúncias, representações e realizar fiscalizações”, disse o auditor Simão Pedro.
O auditor afirmou que a procura ainda está sendo pequena e que alguns municípios ligam e buscam a subsede em busca de consultas.
“O papel do Tribunal de Contas é muito importante para a sociedade, pois o mesmo funciona como um órgão de controle externo, fiscalizando contas. Nossas fiscalizações acontecem frequentemente. A atuação do TCE é um fator inibidor no quesito corrupção”, ressaltou Simão Pedro.
As denúncias podem ser feitas por nota de alerta no site do TCE ou presencialmente na subsede.