24/07/2019 - Redação
A tão aguardada obra de recuperação asfáltica da PI-375, estrada que liga Picos à Santana do Piauí, foi iniciada na manhã desta segunda-feira (22). No trecho serão aplicados 4 mil metros de asfalto e em outros pontos realizada a operação “tapa-buraco”.
A obra de recapeamento asfáltico está sendo executada pela Construtora Soma, autorizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI).
Quem transitou pela rodovia estadual nesta manhã percebeu as máquinas realizando a terraplanagem no ponto da estrada que se encontra com cobertura carroçal (medida paliativa executada pela Prefeitura Municipal para amenizar a deterioração no local), além do estudo topográfico com medição.
O topógrafo da Construtora SOMA, Roberto Rodrigues, explicou que 12 homens estão trabalhando na recuperação da PI-375. A recuperação asfáltica será executada com serviços de recapeamento e “tapa-buraco”.
“Inicialmente vamos iniciar pelo trecho com maior deterioração, que foi iniciado e não concluído. Temos ainda mais 4 mil metros de asfalto para fazer, além do tapa-buraco. Aqui realizaremos o Tratamento de Solo Duplo (TSD), com duas camadas de brita, a espessura de um centímetro e meio aproximadamente”, disse o topógrafo.
Em meio ao trabalhos de recuperação está sendo feito o controle do tráfego de veículos na PI-375 com placas sinalizatórias para evitar acidentes.
A PI-375 possui 19 km de extensão. A rodovia há mais de dois anos foi contemplada com o recapeamento asfáltico, obra que foi paralisada, e que até então não havia sido continuada. Durante todo esse tempo, a situação da PI só piorou e a deterioração do asfalto aumentou, em alguns trechos, comprometendo o trânsito de veículos.
Por Paula Monize