05/09/2019 - Redação
O município de Monsenhor Hipólito, que tem como gestor o médico Zenon de Moura Bezerra, está entre os 24 municípios piauienses que receberam a classificação B, maior nota alcançada na avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), referente ao exercício de 2018.
Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano. Os resultados, divulgados nesta terça-feira, 03, apontaram esses 24 municípios piauienses como sendo Gestão Efetiva.
O IEGM avalia a qualidade dos gastos, políticas e atividades municipais, verificando as necessidades sociais. Em relação ao Índice do ano passado, o número de classificados como Gestão Efetiva cresceu mais de 100% – apenas 13 municípios conseguiram nota B, em 2018 (ano de referência 2017).
“É um avanço significativo e as boas práticas de gestão nesses municípios devem, certamente, ser tomadas como exemplo para os demais gestores”, pontua o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, prefeito de Água Branca, cidade que está entre as 24 com Gestão Efetiva.
O Índice leva em conta sete dimensões da execução do orçamento público: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.
Confira os 24 municípios com melhor nota no IEGM:
Com informações do Portal da APPM