Picos(PI), 25 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Faculdade R.Sá comemora os resultados obtidos no CPC e IGC 2018

De acordo com o Procurador Institucional da Faculdade R. Sá, Auderi Martins, referidos conceitos â

19/12/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-8c48b4145c68a47d91.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-8c48b4145c68a47d91.jpg (Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP divulgou na última quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) relativo ao ciclo de 2018.

Os referidos indicadores de qualidade da educação superior avaliam de 1 a 5 cursos e instituições de ensino superior.

Para fins de avaliação dos cursos e das instituições são considerados o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, titulação e regime de trabalho do corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico dos cursos.

No ciclo de 2018 a Faculdade R. Sá teve 05 (cinco) de seus cursos de graduação avaliados, foram Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo e Serviço Social, sendo que, 04 (quatro) deles (Administração, Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo) obtiveram Nota 4 e Serviço Social obteve Nota 3.Quanto ao IGC, a Faculdade R. Sá obteve Conceito 3, a quatro décimos de conseguir o Conceito 4, igualando seu Conceito Institucional – CI 4, obtido por ocasião de Avaliação in loco no seu processo de Recredenciamento.

De acordo com o Procurador Institucional da Faculdade R. Sá, Auderi Martins, referidos conceitos “colocam a Faculdade R. Sá como a melhor instituição de ensino superior presencial do interior do Piauí, sendo o ótimo resultado obtido fruto do comprometimento do seu corpo docente e discente com o processo educacional. Ademais, a manutenção da excelência nos nossos indicadores de qualidade, nos permite continuar investindo na instituição, com a abertura de novos cursos, como o de Psicologia, com a construção de um novo estacionamento para a comunidade acadêmica, além de haver, para 2020, a previsão de conclusão do processo de ampliação da oferta de ensino através da modalidade EAD e a construção de um novo e moderno auditório”.

O Procurador Auderi Martins ainda explica que “a melhora das notas obtidas nos cursos de graduação da Faculdade R. Sá no ciclo de 2018 possibilitará a ampliação da quantidade de bolsas ofertadas pelo Programa de Financiamento Estudantil – FIES para os cursos de graduação da instituição, trazendo uma maior oportunidade para as pessoas da macrorregião que desejam ingressar no ensino superior” afirmou o procurador.

Saiba mais:

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes no Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; organização didático-pedagógica do curso; infraestrutura da instituição e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional dos alunos. O indicador é calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado por IES e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas. Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPC de seus cursos de graduação.

 

Ascom

Facebook