13/01/2020 - Redação
O Hospital Justino Luz, em Picos, faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) de investir e melhorar os hospitais regionais do Piauí. A unidade de saúde é administrada pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), mas recebe o apoio da Sesapi na execução de obras e aquisição de equipamentos. Para 2020, está programada incremento no parque tecnológico com a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico do hospital no valor de R$ 870.000, aquisição de equipamentos para o pronto socorro no valor de R$ 500.000 e a conclusão das obras de reforma que vêm sendo desenvolvidas no Justino Luz.
A unidade receberá ainda os mutirões semanais de cirurgias, que serão realizados aos fins de semana, começando por cirurgias ortopédicas.
De forma gradativa, o Governo do Estado tem promovido melhoria no atendimento da população de Picos e municípios da macrorregião. O hospital possui obras em andamento no pronto socorro, centro cirúrgico e na reforma de 20 leitos de enfermarias, que serão climatizados após o término da obra da subestação que está sendo construída na cidade. A unidade também vai ganhar uma Unidade de Cuidados Convencionais (Ucinco), um Centro de Parto Normal (CPN), além da Casa da Gestante. As benfeitorias devem ser entregues ainda este ano.
O resultado dos investimentos já feitos pelo governo pode ser visto na ala pediátrica do Hospital Justino Luz, que aumentou em 30% a capacidade de atendimento e também ganhou climatização e uma brinquedoteca. Já, a instalação da UTI, que possui 10 leitos, atendeu, no ano passado, mais de 320 pacientes, salvando vidas, especialmente de cardíacos, renais e diabéticos. Antes da instalação da UTI, esses pacientes eram transferidos para Teresina e, em alguns casos, não sobreviviam ao longo percurso de mais de 300 Km ou quatro horas de viagem.
O governo, por meio da Secretaria da Saúde, também realiza obras de contenção de águas pluviais para evitar alagamentos no período chuvoso. O hospital fica localizado em um ponto recorrente de alagamento, mas com as providências emergenciais adotadas, mesmo com as chuvas que atingiram as cidades do Piauí nos últimos dias, a unidade não sofreu nenhum dano.
“Estamos trabalhando para resolver os gargalos e fortalecer o atendimento do SUS na região de Picos. Nosso objetivo é modernizar e estruturar o hospital para garantir atendimento de qualidade à população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
CCOM PI