24/03/2020 - Redação
A Prefeitura de Santa Cruz do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça-feira, 24, as ações da campanha nacional de vacinação contra a gripe.
Nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. O objetivo é imunizar 90% do público-alvo do município.
A secretaria divulgou um calendário de imunização, que visa vacinar todos os idosos do município, nas zonas urbana e rural.
“Preocupados com a pandemia do coronavírus adotamos como estratégia, dividirmos a população alvo por agentes comunitários de saúde ACS), escolhemos uma escola como local de vacinação, que conta com cinco salas de imunização, evitando assim aglomerações”, disse o secretário de saúde, Murilo Santos.
O esquema montado, segue as orientações do Ministério da Saúde.
“Por isso, você que não vacinou ainda, venha que estamos com uma equipe montada para atendê-lo. Gostaria de já, agradecer à toda equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde pelo apoio, pois juntos seremos mais fortes e estamos melhorando a cada dia a qualidade de assistência à saúde da nossa querida Santa Cruz do Piauí”, ressaltou o secretário.
Novo coronavírus
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.
A mesma, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).