22/04/2020 - Redação
Ainda que não tenha estipulado data para parar de competir, Sarah Menezes tem dado sinais de que sua aposentadoria nos tatames deve ocorrer nos próximos anos. A campeã olímpica de judô tem falado abertamente sobre os planos para a vida de ex-atleta, que podem ser concretizados após os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Em bate papo ao vivo no Instagram com o treinador Expedito Falcão, na noite de terça-feira (21), Sarah Menezes relembrou momentos marcantes de sua carreira, e também falou sobre o futuro. Perguntada se irá dar aulas de judô em Teresina ou fora do Piauí quando deixar de competir, a atleta de 30 anos afirmou que pretende realizar outros sonhos assim que se aposentar.
- Eu penso, sim, após a minha aposentadoria, de continuar com o judô. Mas eu penso em mim, Sarah, como família. (...) Eu vou primeiro pensar em mim. Vou parar pra pensar em mim. Eu quero formar minha família, quero ter meus filhos. Depois que eu fizer isso, aí eu vou pensar em trabalhar.
Há mais de um ano, Sarah Menezes engatou noivado com o campeão mundial de judô Loïc Pietri. Na mesma transmissão ao vivo de ontem (disponível por 24 horas no Instagram), a campeã olímpica afirmou que os dois ainda não decidiram se irão viver na França, terra natal dele, ou no Brasil após o casamento - o que impede uma definição, no momento, sobre seu trabalho como treinadora.
Contudo, a judoca, que hoje defende o Flamengo (RJ), foi enfática ao reforçar que pretende continuar ajudando pessoas, seja no esporte ou fora dele, e que pretende repassar os conhecimentos que aprendeu para futuros campeões no judô e na vida.
Atualmente, Sarah Menezes estuda para concluir sua graduação em Educação Física e integra turma do Programa de Carreira do Atleta (PCA), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que orienta atletas na transição das competições esportivas para o mercado de trabalho.
Com a disputa pela vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio indefinida, Sarah Menezes treina em casa, em Teresina (PI), enquanto o calendário de eventos internacionais segue suspenso pela pandemia de Covid-19.
Quando vem a aposentadoria?
Em um momento do bate-papo, Expedito Falcão listou alguns títulos de Sarah Menezes. A judoca respondeu: "Já pode se aposentar, né?". Depois, a própria atleta afirmou que não estava satisfeita com o próprio currículo, pois ainda falta o título mundial sênior para completar a coleção.
Os planos para a aposentadoria estão claros. Mas as metas para antes do fim da carreira, estes sim, estão bem definidos.
Cidade Verde