13/05/2020 - Redação
A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser implementada este ano em várias capitais brasileiras. No Piauí, dos 32 municípios onde serão aplicadas as provas, apenas Teresina e Parnaíba vão contar com o formato digital.
"A versão digital acontece dentro dos polos de aplicação, portanto em unidades escolares, em que o Inep fez uma consulta prévia nas estruturas das escolas ainda em 2019 com base no censo escolar. Assim, o Inep teve a informação de quais escolas no Piauí estavam aptas a fazer a aplicação do Enem na versão digital", explica Viviane Carvalhedo, diretora da unidade de mediação tecnológica da secretária estadual de Educação (Seduc).
Em todo o país até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo na fase inicial. A previsão é que a consolidação do formato digital aconteça até 2026.
Viviane Carvalhedo explica que os candidatos que optaram pela versão digital devem se deslocar aos pontos de aplicação de provas nos dias 22 e 29 de novembro para realizar a prova no formato similar ao Enem tradicional.
A prova na versão digital será aplicada depois da versão tradicional.
"O MEC e o Inep garantem que são cadernos distintos, provas distintas, estruturas de perguntas respeitando a matriz de habilidade e competência, tal qual é na prova tradicional, mas são questões diferentes", reitera Carvalhedo.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele comentou ainda sobre o momento de pandemia doa Covid-19 e diz que preocupa a manutenção das provas do Enem em novembro.
Das vagas abertas para o Enem Digital, cerca de 101 mil, 75.798 já foram ocupadas por participantes que optaram por este modelo em todo o país.
Cidade Verde