14/08/2019 - Redação
A picoense Kelly Nascimento, mãe do Isaac Lucas de cinco anos, realiza uma campanha para custear uma cirurgia do mesmo. Familiares e amigos participam da ação.
A criança foi diagnosticada com hidronefrose bilateral ainda durante a gestação.
A doença consiste na dilatação do rim, que acontece quando a urina não consegue passar até à bexiga e, por isso se acumula dentro do órgão. Quando isso acontece, o rim não consegue funcionar normalmente e, por isso, ao longo do tempo sua função vai diminuindo, podendo existir risco de desenvolver uma insuficiência renal.
“Os médicos realizaram o parto do Isaac com oito meses de gestação e, desde então, temos que ir constantemente a Teresina. Com um mês de vida ele foi submetido a primeira cirurgia e, logo após alguns dias, passou pela segunda. Os médicos nos deram alta para que pudéssemos prosseguir com o tratamento em casa, mas agora os rins dele estão apresentando problemas”, disse Kelly.
Por conta do problema renal, o Isaac tem que usar cateter e fraldas todas as noites para drenas o líquido dos rins, pois 30% da sua urina não consegue ser expelida e retorna, causando assim a paralisação das suas funções renais.
Ainda segundo a mãe, um dos rins do pequeno funciona apenas 24% enquanto o outro funciona 75%.
A criança precisa começar o tratamento de forma imediata, que é a base de remédios manipulados e convencionais, até que seu quadro de saúde esteja estável para que ele possa ser submetido a uma nova cirurgia.
“O problema se agravou um pouco por conta de uma anemia. Estou sem condições de manter o tratamento, eu e o pai deles estamos desempregados. Estamos precisando de fraldas e de doações para que possamos prosseguir com os medicamentos”, afirmou a picoense.
Interessados em ajudar o pequeno Isaac podem entrar em contato pelo telefone (89) 99426-1950.
A família disponibilizou uma conta bancaria para doações.
Caixa Econômica Federal
Agência: 0639
Operação: 013
Conta: 20601-2
Poupança
Kelly Nayane do Nascimento